Home » A Cidade, Cidadão

Secretaria Municipal de Saúde realiza ações preventivas e de controle da febre amarela

Postador por em sexta-feira, 3 março 2017Comentario

A Secretaria Municipal de Saúde informa que várias ações preventivas estão sendo realizadas a fim de evitar a transmissão da febre amarela. Até o momento, Vargem Grande Paulista não é considerada pelos Governos Estadual e Federal como zona de risco e área endêmica. Por isso, a vacina é recomendada apenas para quem vai viajar a regiões endêmicas (onde tem o registro da doença) ou para quem vive nesses locais.

Entre as ações que estão sendo realizadas, está o mutirão contra o Aedes aegypti nos bairros próximos ao ocorrido em São Roque, onde foi encontrado um macaco morto.

Nesta semana, uma busca ativa nas matas do município a procura de macacos e insetos como o aedes aegypti está sendo realizada por mais de 10 profissionais entre veterinários, biólogos e técnicos, da Secretaria Estadual de Saúde e do Meio Ambiente, Ministério da Saúde, SUCEN, Instituto Evandro Chagas e ODEPAV que representa a Fauna, além do setor de zoonoses da Prefeitura.

Após esta pesquisa em campo será avaliada a real necessidade de vacinação na população local. Todas as medidas preventivas que estão sendo tomadas visam evitar a transmissão da doença. “Estamos respaldados pelo Governo do Estado e por enquanto a orientação é não oferecer a vacina a toda população, até mesmo pelas reações que ela pode causar. A indicação é apenas para quem vai viajar”, tranquilizou o secretário de Saúde, João de Deus.

O secretário reiterou que não há motivos para alarde e está solicitando tranquilidade à população, confiança no trabalho que vem sendo realizado pela Vigilância em Saúde e a colaboração no sentido de eliminar criadouros do mosquito aedes aegypti, bem como divulgar informações atualizadas, sempre verificadas junto aos meios de comunicação oficiais da Prefeitura de Vargem Grande Paulista.

A Secretaria de Saúde esclarece, ainda, que um cronograma de vacinação está circulando nas redes sociais. No entanto, este é um cronograma interno e se refere aos dias que as Unidade de Saúde aplicarão a vacinação nas pessoas que irão viajar para as áreas de risco.