Home » A Cidade, Cidadão

Projeto Parceiros da Educação desenvolve cursos de Formação Continuada aos docentes e gestores da Rede Municipal

Postador por em quinta-feira, 25 maio 2017Comentario

A fim de potencializar investimentos governamentais na área da educação, tornando a rede de ensino e as escolas mais eficientes com o objetivo de melhorar o aproveitamento escolar dos alunos, o Governo Municipal firmou parceria com a Parceiros da Educação, uma Associação sem fins lucrativos, que atua por meio de programas formulados, de acordo com a necessidade do município. Desde o início do ano cursos de formação continuada estão sendo desenvolvidos aos docentes e gestores, com o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico dos alunos.

De acordo com o gerente de projetos da Parceiros da Educação, Marcus Vinicius Trivelani, foi realizada uma avaliação diagnóstica para todos os alunos do 2º ao 5º ano, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de se obter um mapeamento das fragilidades e potencialidades, especificamente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

“O resultado mostrou mais conhecimento em Matemática. Diante disso, a formação continuada está trabalhando a Língua Portuguesa, com base na construção da escrita para alunos dos 2ºs e 3ºs anos, e produção e elaboração de textos para o 4ºs e 5ºs anos”, explicou Trivelani.

Por meio dos cursos de Formação Continuada com os educadores, as escolas estabelecem um planejamento com ações pedagógicas a serem aplicadas em sala de aula. O objetivo é melhorar o aprendizado dos alunos e obter melhores resultados no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), cuja meta da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Vargem Grande Paulista para 2017 é de 6,2.

Para o secretário de Educação, Reinaldo de Oliveira, este projeto vem agregar valores ao sistema de ensino de Vargem Grande Paulista. “O sucesso deste projeto depende do comprometimento de cada educador e de um trabalho em rede integrado”. Segundo ele, o projeto está sendo ampliado, contemplando também a formação dos educadores de Educação Infantil e dos 1ºs anos do Ensino Fundamental.

Parceiros da Educação

O projeto promove parceria entre empresas e organizações da sociedade civil com escolas públicas. No caso de Vargem Grande Paulista, a parceria foi realizada com o grupo PEREIRA, do Atacado Bate Forte.

O principal critério para indicação da Rede Municipal a ser atendida pelo projeto é o comprometimento da Equipe Gestora e do Corpo Docente com a melhoria da qualidade da educação.