Home » Secretaria de Industria, Comércio e Emprego

Postador por Assessoria de Comunicação em segunda-feira, 1 junho 2009Comentario
SESI e SENAI estarão em Vargem Grande Paulista ministrando cursos gratuitos

Inscrições para o curso do SESI, “Alimente-se Bem”, já estão abertas

Entre os meses de julho e setembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI) estarão em Vargem Grande Paulista ministrando cursos gratuitos à população. O compromisso de capacitar os jovens foi firmado entre o prefeito Roberto Rocha e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, que disponibilizou escolas técnicas móveis para a realização dos cursos no município.

SESI
De acordo com a programação do SENAI/SESI, O primeiro curso a ser ministrado em Vargem Grande Paulista será o “Alimente-se Bem”. Serão 16 turmas com 30 alunos cada, e as aulas acontecerão na Unidade Móvel do Sesi nos períodos: manhã, tarde e noite. O curso terá início dia 21 de julho, com a primeira turma, estendendo-se até o mês de agosto.

As inscrições já estão abertas, na Secretaria de Indústria, Comércio e Emprego (rua Benedita Maciel de Almeida, 85-Centro) ou pelo telefone: 11 4158-5694.

Com carga horária de 10 horas, o curso oferece aulas práticas que ensinam receitas saborosas e nutritivas a baixo custo, utilizando conceitos para o aproveitamento integral dos alimentos. Toda população poderá participar deste programa educativo que incentiva a mudança de hábitos alimentares.

SENAI
Já a “Escola Técnica Senai Móvel” estará na cidade nos meses de agosto e setembro, conforme informou o Centro Móvel de Formação Profissional do SENAI. Os cursos oferecidos serão de “Hidráulica para Manutenção Produtiva” e “Programação de Torno CNC”, com carga horária de 40 horas cada um. Para participar desses cursos os candidatos deverão ter no mínimo 16 anos, ter concluído o ensino fundamental e possuir conhecimentos de matemática básica ou noções básicas de metrologia e desenho técnico mecânico (ver quadro abaixo).

Através da unidade móvel, o SENAI oferece mais flexibilidade no atendimento e um maior intercâmbio entre a instituição e as indústrias locais. “Muitas empresas reclamam que falta mão de obra qualificada no município, tendo que buscar fora profissionais capacitados. Para solucionar esta carência, Paulo Skaf se comprometeu também em atender a demanda oferecendo a aprendizagem na própria empresa”, destacou o prefeito, explicando que os cursos estavam previstos para o mês de maio, mas devido a indisponibilidade das unidades móveis as datas foram transferidas.

O local onde as unidades móveis serão instaladas ainda será definido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Emprego bem como o período de inscrições para os cursos. Todas as informações serão divulgadas pela Prefeitura (www.vargemgrandepta.sp.gov.br) e nos veículos de comunicação da cidade.

CURSOS:
Escola Móvel Comandos Pneumáticos
Treinamento: Hidráulica para Manutenção Produtiva
Objetivo: Montar circuitos hidráulicos, em painel simulador, identificando os principais componentes hidráulicos operacionais utilizados em máquinas operatrizes.
Pré–Requisitos: O candidato deve ter, no mínimo, 16 anos de idade, concluído o ensino fundamental e conhecimentos de matemática básica.
Carga Horária: 40 horas.
Nº de Candidatos: 10 a 12.
Conteúdo Programático:
• Conceitos básicos de hidráulica: fluidos hidráulicos.
• Tubulações; reservatórios; bombas; atuadores.
• Válvulas: direcionais, reguladoras de pressão e controladoras de vazão.
• Montagem de circuitos em painel simulador.

Escola Móvel Torno CNC
Treinamento: Programação de Torno CNC
Objetivo: Programar torno CNC, aplicando a linguagem ISO.
Pré–Requisitos: O candidato deve ter, no mínimo, 16 anos de idade, concluído o ensino fundamental e noções básicas de metrologia e desenho técnico mecânico.
Carga Horária: 40 horas.
Nº de Candidatos: 10 a 12.
Conteúdo Programático:
• Operações aritméticas.
•Trigonometria.
• Escolha da ferramenta.
• Máquinas CNC: histórico e princípio de funcionamento.
• Sistema de coordenadas.
• Zero – peça e zero – máquina.
• Definições e tipos de comandos do CNC.
• Funções preparatórias e miscelâneas.
• Função troca de ferramenta.
• Sentenças de posicionamento.
• Dados tecnológicos de corte.
• Interpolações lineares e circulares.
• Sub-rotinas.
• Ciclos especiais.