Duplicação da Bunjiro Nakao: licitação das obras será publicada dia 20 – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Duplicação da Bunjiro Nakao: licitação das obras será publicada dia 20

7 de fevereiro de 2017

A obra de duplicação da Rodovia Bunjiro Nakao (SP-250) começará a ser licitada no próximo dia 20, quando será publicado o edital no Diário Oficial do Estado, conforme informou a Secretaria Estadual dos Transportes durante reunião com prefeitos da região realizada no dia 3 de fevereiro, em Piedade.

A reunião contou com a participação do secretário de Gabinete José Roberto Cruz, que representou o prefeito de Vargem Grande Paulista Josué Ramos. Além dele, também participaram o vice-prefeito de Tapiraí, os prefeitos de Pilar do Sul João da Padaria, de Ibiúna João Melo e de Piedade José Tadeu Resende, e a deputada estadual Maria Lúcia Ãmar.

Segundo Cruz, está confirmada a duplicação da Rodovia no trecho entre Vargem Grande Paulista, Cotia e Ibiúna, que compreende os quilômetros 42,25 e 74, com investimento de R$ 221,4 milhões a ser financiado pelo Banco Mundial, por meio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e da Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA). “Durante a reunião recebemos a ligação do Secretário dos Transportes que confirmou a publicação do edital, enfim a obra será licitada, com previsão de início até o final deste primeiro semestre”.

Já o trecho entre Ibiúna, Piedade e Pila do Sul ainda não há previsão. “Esta reunião foi justamente para discutir a necessidade de estender a obra até Pilar do Sul, outro trecho que também necessita de melhorias urgentes visando a segurança de motoristas e pedestres. Estamos acompanhando junto ao DER e cobrando mais agilidade, pois esta obra deverá desafogar o trânsito no centro de Vargem Grande Paulista, especialmente nos finais de semana”, destacou Cruz.

Duplicação SP-250

Prevista para iniciar em fevereiro deste ano, o cronograma da obra continua atrasado. Em outubro do ano passado, o prefeito Josué Ramos e o secretário de Gabinete participaram da audiência pública realizada na sede do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), onde foi apresentado o projeto.

Em função da extensão da obra, ela deverá ser dividida em três lotes. O lote 1 contempla os km 45,25 ao km 53,25; o lote 2 abrange o km 53,52 ao km 63,32; e o lote 3, terá obras realizadas do km 63,32 ao km 74.

Preocupado com os impactos das obras de duplicação da Bunjiro Nakao na mobildiade urbana de Vargem Grande Paulista, o prefeito já está planejando algumas ações, entre elas, a extensão da Avenida Manuelino do Prado até a rua Cel. José Nunes dos Santos. Ele planeja também, a ligação dos bairros Jardim Portão Vermelho e Jardim Vargem Grande.