Secretaria Municipal de Saúde realiza ações preventivas e de controle da febre amarela – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Secretaria Municipal de Saúde realiza ações preventivas e de controle da febre amarela

3 de março de 2017

A Secretaria Municipal de Saúde informa que várias ações preventivas estão sendo realizadas a fim de evitar a transmissão da febre amarela. Até o momento, Vargem Grande Paulista não é considerada pelos Governos Estadual e Federal como zona de risco e área endêmica. Por isso, a vacina é recomendada apenas para quem vai viajar a regiões endêmicas (onde tem o registro da doença) ou para quem vive nesses locais.

Entre as ações que estão sendo realizadas, está o mutirão contra o Aedes aegypti nos bairros próximos ao ocorrido em São Roque, onde foi encontrado um macaco morto.

Nesta semana, uma busca ativa nas matas do município a procura de macacos e insetos como o aedes aegypti está sendo realizada por mais de 10 profissionais entre veterinários, biólogos e técnicos, da Secretaria Estadual de Saúde e do Meio Ambiente, Ministério da Saúde, SUCEN, Instituto Evandro Chagas e ODEPAV que representa a Fauna, além do setor de zoonoses da Prefeitura.

Após esta pesquisa em campo será avaliada a real necessidade de vacinação na população local. Todas as medidas preventivas que estão sendo tomadas visam evitar a transmissão da doença. “Estamos respaldados pelo Governo do Estado e por enquanto a orientação é não oferecer a vacina a toda população, até mesmo pelas reações que ela pode causar. A indicação é apenas para quem vai viajar”, tranquilizou o secretário de Saúde, João de Deus.

O secretário reiterou que não há motivos para alarde e está solicitando tranquilidade à população, confiança no trabalho que vem sendo realizado pela Vigilância em Saúde e a colaboração no sentido de eliminar criadouros do mosquito aedes aegypti, bem como divulgar informações atualizadas, sempre verificadas junto aos meios de comunicação oficiais da Prefeitura de Vargem Grande Paulista.

A Secretaria de Saúde esclarece, ainda, que um cronograma de vacinação está circulando nas redes sociais. No entanto, este é um cronograma interno e se refere aos dias que as Unidade de Saúde aplicarão a vacinação nas pessoas que irão viajar para as áreas de risco.

Last modified: 17 de novembro de 2020

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support