Projeto Buzum leva teatro e cultura para mais de 650 alunos de Vargem Grande Paulista – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

27 de abril de 2017

A cultura popular brasileira vivenciada por bonecos criados por mestres tradicionais de Pernambuco foi o tema do espetáculo teatral “Mamulengos”, apresentado pelo projeto itinerante Buzum para 654 crianças de Vargem Grande Paulista.

Receberam a visita do Buzum, um teatro adaptado dentro de um ônibus, os alunos das escolas municipais Jéssica Yukari Assami, Genésio da Luz Novaes e Dilma Cazoto. Foram cerca de 14 sessões nos dois dias de apresentações, com 20 minutos cada para não interromper a dinâmica da escola, que encantaram a criançada.

As apresentações gratuitas aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da sala de aula. O projeto fornece às escolas material pedagógico para os educadores trabalharem o tema da peça teatral também em sala de aula aumentando o aprendizado. As crianças também ganham um pequeno teatro de papel para brincar e criar as próprias histórias com seus bonecos e cenários.

Buzum

O projeto é realizado com o apoio do Grupo CCR em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Esse espaço de sonhos carrega consigo todo o equipamento teatral necessário para os espetáculos: tem platéia, palco, iluminação, sonorização e ar condicionado. É um ônibus especialmente reformado que chega à porta das escolas, creches, casas, praças, parques. Um teatro que vai ao encontro do seu público, com clima intimista e bonecos que encenam diferentes histórias e situações.