Novo tempo. Nova história

Jovem Cidadão

1 de maio de 2017

Prefeitura de Vargem Grande Paulista incentiva jovens do ensino médio a procurarem o primeiro trabalho

Uma das metas da Administração Cidade Amiga é a capacitação dos jovens, a fim de prepará-los para o mercado de trabalho. Para isso, o governo municipal está buscando parcerias com o Senai e Sesi para trazer ao município cursos técnicos profissionalizantes e incentivando os estudantes do ensino médio a aderirem ao Programa Jovem Cidadão.

Para isso, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Emprego palestras esta realizando palestras nas empresas do município e nas escolas estaduais da cidade com o  objetivo de informar aos empresários e jovens o que é o Programa Jovem Cidadão, seus benefícios e como participar.

O Programa
O Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho – é um programa social do Governo do Estado de São Paulo, instituído pelo Decreto Estadual nº 44.860, de 27  de abril de 2000 . Coordenado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, que em parceria com empresas e entidades sem fins lucrativos, objetiva oferecer a primeira oportunidade de trabalho para jovens,estudantes do ensino médio das escolas do sistema público estadual,com idade entre 16 e 21 anos dos 39 municípios da RegiãoMetropolitana de São Paulo.

Objetivos 
O Programa Jovem Cidadão Meu Primeiro Trabalho tem como objetivo “quebrar” a principal causa do desemprego juvenil que é a falta de experiência profissional (a escolaridade também é um fator preponderante e quando aliada à falta de experiência, potencializa a dificuldade de inserção no mercado de trabalho).

Foco
Social: Atendendo famílias em situação de vulnerabilidade social – alto número de moradores em suas residências, baixa renda familiar e baixo grau de instrução dos chefes de família;

Profissional: Oferecendo a oportunidade de vivência no mundo do trabalho, enfatizando o aprendizado e a formação do jovem, de forma a possibilitar a inicialização de uma carreira profissional;

Cidadania: Participando do Programa, os jovens adquirem mais  responsabilidade em suas ações, conhecimento de seus direitos e deveres, e segurança nas decisões tomadas no dia-a-dia.

Humano: Fortalecimento da auto-estima do jovem por estar envolvido em situações que exigem dele iniciativas e decisões.

Objetivos Específicos
Pelas suas características, ao dar oportunidade de ingresso no mundo do trabalho e atender famílias em situação de vulnerabilidade social o Programa possibilita ao jovem:
Geração de renda;
Formação profissional;
Vivência das relações que envolvem o mundo do trabalho;
Agregar novos valores à sua formação;
Adquirir ou aprimorar conhecimentos;
Ter responsabilidade em suas ações;
Diminuir a exposição à riscos sociais e pessoais.

Responsabilidades do Governo do Estado de São Paulo
decreto Estadual nº 44.860 – Artigo 3º:

§ 1º – O Estado de São Paulo, através da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, arcará com:

1. at  R$ 65,00 (sessenta e cinco reais) do valor de cada bolsa-estágio oferecida por Pessoas Jurídicas de Direito Privado;

2. o pagamento de seguro de vida e acidentes pessoais dos bolsistas; e

3. os custos de gerenciamento/administração do Programa.

(fonte:  www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br)

Last modified: 10 de julho de 2017

Comments are closed.