Vargem Grande Paulista ganha 1º Laboratório Municipal e zera fila de espera por exames médicos – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

8 de agosto de 2017

O prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, inaugurou ontem (7) ao lado do secretário de Saúde, dr. João de Deus, o primeiro Laboratório de Análises Clínicas Municipal. O novo serviço permitirá que o município realize aproximadamente 5 mil exames por mês de hematologia, bioquímica e uroanálise. Além de mais agilidade no atendimento, a Secretaria de Saúde também conseguiu zerar a fila de espera para exames, que era de até 7 meses e realizados pelo governo do estado.

Os equipamentos foram comprados há cerca de 10 anos, quando o prefeito Josué Ramos ainda era secretário de Saúde do município. “Compramos estes equipamentos na gestão do então prefeito Roque de Moraes, com verbas federais, mas não tivemos tempo para instalar porque foram entregues no final do mandato. Assim que assumi o governo municipal, dr. João me trouxe as demandas de consultas e exames e questionei sobre esses equipamentos. Para nossa surpresa, eles estavam encaixotados num sótão da UBS Central, ainda no plástico bolha com o manual e garantia”, explicou o prefeito.

Os aparelhos que continuam modernos até hoje, foram recalibrados estando em perfeitas condições de uso. “Este é um grande passo para qualificar os serviços da saúde oferecidos pela Prefeitura. A presença de um Laboratório de Análises Clínicas permite aos médicos e pacientes acesso aos dados de forma mais rápida e eficaz no tratamento”, destacou o secretário de Saúde.

Segundo ele, o laboratório conta com novas tecnologias, estrutura moderna, ambiente climatizado, capacidade para atender a demanda reprimida do município, além de processos e equipamentos para a realização de diversos exames laboratoriais sendo os mais realizados: urina, hemograma, glicemia, colesterol, triglicerios, entre outros.

A inauguração também foi prestigiada pelo vice-prefeito Reinaldo de Oliveira, os vereadores Djalma, Ferrugem e Ney, o ex-prefeito Roque de Moraes, Secretários Municipais, servidores públicos e representantes da sociedade civil.

Fim da espera

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Vargem Grande Paulista que esperavam meses para fazer um exame pelo governo do estado não terão mais este problema. O secretário de Saúde anunciou durante a inauguração, que o governo municipal conseguiu zerar fila de espera.

Em janeiro deste ano, a espera era de quase 8 meses para um simples exame de hemograma. Preocupado em oferecer um atendimento mais digno e rápido, a Secretaria Municipal de Saúde realizou em julho uma força tarefa em que foram coletados e analisados quase 30 mil exames em um mês.

“Toda produção de 6 meses foi realizada em um único mês. Portanto anuncio aqui que estamos zerando a fila de espera dos exames laboratoriais nesta semana. O Governo do Estado continuará disponibilizando cerca de 5.500 exames laboratoriais mensalmente para nossa cidade, que não são suficientes para atender nossa demanda. Mas com o Laboratório Municipal ampliaremos a oferta de exames para o município, adequando a nossa demanda e evitando o surgimento de novas filas”, disse dr. João de Deus.

Outra demanda que também foi zerada pela atual administração, foram as consultas com clínico geral. A fila de espera, que era de 10 mil pessoas, foi reduzida para 800 pacientes que serão atendidos ainda neste mês de agosto.

Para isso, o governo municipal ampliou o atendimento com clínico geral. “Agora temos atendimento das 17h às 19h, de segunda a sexta-feira, aqui no ambulatório central, para que os pacientes possam passar em consulta depois do trabalho sem prejudicar o horário comercial de cada paciente. Também acabamos de comprar 67 computadores para informatizar e modernizar toda saúde do município. E estamos implementando o prontuário eletrônico de cada paciente, que será o mesmo na UBS e no PA, garantindo à população mais agilidade e qualidade no atendimento”, finalizou o secretário.