Novo tempo. Nova história

Vargem Grande Paulista é inserida no Mapa do Turismo Brasileiro

15 de setembro de 2017

O Ministério do Turismo divulgou nesta semana (14) a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro e o destaque ficou com o estado de São Paulo, onde o número de municípios paulistas incluídos nesta nova versão da ferramenta quase que dobrou. De acordo com o levantamento feito, São Paulo saltou de 222 para 432 destinos, distribuídos em 51 regiões turísticas. E entre esses municípios paulistas está Vargem Grande Paulista.

O mapa serve como base para o planejamento e a execução de políticas para o setor. Neste ano, ele apresenta nova categorização das cidades, que foram escalonadas de A a E, tendo como parâmetros o fluxo turístico e o número de empreendimentos regulares cadastrados. A cidade de Vargem Grande Paulista está classificada na categoria D região de mananciais, aventura e arte.

Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões. Segundo o Ministério do Turismo, para implementar políticas publicas de forma consciente é preciso respeitar as peculiaridades e especificidades de cada região e entender o papel de cada município no processo de desenvolvimento regional do turismo. Por isso, foi feita a Categorização dos Municípios do Mapa do Turismo Brasileiro, importante passo para a implementação das novas diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo.

Para o prefeito Josué Ramos, fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro será um grande ganho para o município. “Ao cadastrarmos o município no Mapa poderemos receber recursos do governo federal quando houver e investir em políticas públicas de incentivo ao turismo e projetos que fomente a área. O próximo passo é conseguirmos o selo de Município de Interesse Turístico, outra ferramenta muito importante do governo estadual que garante o repasse de verbas para investir neste setor”, destacou.

Este ano já foram criados 20 Municípios de Interesse Turístico (MIT) e mais 120 estão sendo analisados pela Assembléia Legislativa e devem receber o título nos próximos meses, entre eles Vargem Grande Paulista.

Last modified: 21 de setembro de 2017

Comments are closed.