Vargem Grande Paulista recebe o Programa Viagem Literária – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Vargem Grande Paulista recebe o Programa Viagem Literária

1 de setembro de 2017

A Biblioteca de Vargem Grande Paulista recebeu ontem (31), o escritor Estevão de Azevedo que num bate-papo dinâmico e cheio de cultura, dividiu seus conhecimentos sobre literatura com vários estudantes do município. O encontro faz parte do Programa Viagem Literária, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo.

O intuito do Programa é promover encontros com escritores e contadores de histórias e dinamiza a programação das bibliotecas municipais em 90 cidades do interior e do litoral do Estado. Um dos principais objetivos é contribuir para transformar estas bibliotecas em centros de convivência.

Durante o bate-papo que durou mais de duas horas, Estevão de Azevedo falou de suas obras e quais foram os autores que o influenciou para começar a escrever. O escritor estreou na literatura com o livro de contos “O som de nada acontecendo”. Seu primeiro romance “Nunca o nome do menino” também foi um dos finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura, em 2009, na categoria escritor estreante. Já em 2015, venceu o Prêmio São Paulo de Literatura.

“Com pai jornalista e mãe pedagoga, a paixão pela literatura foi muito natural na minha vida. Por isso, apoio integralmente o Viagem Literária. O nome é muito apropriado. Lendo temos a oportunidade de viajar por lugares infinitos. Isso é fundamental para o desenvolvimento de qualquer pessoa”, disse o autor, que nasceu no Rio Grande do Norte.

O Programa

Este foi o terceiro módulo do Programa Viagem Literária em Vargem Grande Paulista. O primeiro e segundo módulos foram realizados no mês junho, quando a Biblioteca recebeu a oficina de contação de histórias com o escrito João Acaiabe, e o bate-papo com o escrito infantojuvenil Leo Cunha.

O quarto módulo está programado para os dias 12, 19 e 26 de setembro e 3 e 10 de outubro, das 18h30 às 21h, com a Oficina de Escrita Criativa, voltada a jovens e adultos com habilidade e interesse em aprimorar técnicas de escrita literária, com o facilitador Humberto Brassioli Corsi.