Executivo, Legislativo, Judiciário e sociedade discutem direitos da criança e do adolescente e combate às drogas – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

4 de maio de 2017

O Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDDCA) de Vargem Grande Paulista promoveu um importante encontro, que reuniu no auditório da Associação Comercial e Empresarial do município representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Conselho Tutelar, OAB, Guarda Municipal, Polícia Civil, CMDCA, grêmios estudantis e sociedade civil. O evento, realizado no mês de abril (28), teve como tema principal a “Semana de Prevenção ao Crack e drogas afins” que será realizada no próximo em junho.

O FDDCA tem por objetivo a proteção integral dos Direitos da Criança e do Adolescente, buscando sistematicamente promover e participar de estudos e campanhas dos direitos do público infanto-juvenil. Segundo a coordenadora do FDDCA, Ivanete Aparecida de Lima Souza, no primeiro encontro foram feitas as apresentações, objetivos e composição da rede de proteção que irá trabalhar na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Uma comissão também foi formada para organizar a Semana de Prevenção e trazer novos participantes.

“Estamos organizando a campanha de prevenção de drogas com a colaboração das secretarias municipais, grêmios estudantis e sociedade civil, para isso foi composta esta comissão com o objetivo de agregar as demais entidades de todos os credos, associação de pais e sociedades amigos de bairro. Precisamos trazer a sociedade para este debate e prevenção”, disse Ivanete.

A campanha será desenvolvida na semana que antecede o dia 26 de junho, data internacionalmente instituída pela ONU como dia internacional de combate às drogas. Várias atividades estão previstas, entre elas debates e palestras para jovens e crianças em idade escolar da pré-escola ao último ano do Ensino Fundamental.

Representando o executivo estão participando as Secretarias de Assistência Social, de Saúde, de Assuntos Jurídicos e de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Durante a reunião do FDDCA, a Secretaria de Educação apresentou as ações desenvolvidas neste primeiro quadrimestre com os alunos da rede municipal de ensino, que contemplam temas como: combate às drogas, meio ambiente, cidadania e trânsito, desenvolvimento da leitura e escrita, higiene bucal, responsabilidade da família, problemas de aprendizagem, inclusão social, etc.

Além dos projetos desenvolvidos nas escolas municipais e das ações para combater a vulnerabilidade social, a Secretaria de Educação também oferece diversas atividades físicas complementares realizadas no contraturno do horário regular de aula: natação, judô, taekwondo, handebol, basquetebol, futsal, tênis, dança, jogos de raciocínio e voleibol.

Participe desta iniciativa você também. A próxima reunião do FDDCA será dia 6 de junho, às 13h30, na Associação Comercial e Empresarial (Rua Francisco Manoel de Oliveira, 261).