Prefeitura de Vargem Grande Paulista cria Programa “Aqui tem mais saúde” – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Prefeitura de Vargem Grande Paulista cria Programa “Aqui tem mais saúde”

3 de março de 2017

Vargem Grande Paulista, assim como outras cidades do país, sofre com a falta de médicos principalmente para atender especialidades. A fim de diminuir a fila de espera e oferecer um atendimento de qualidade, o governo municipal criou o Programa “Aqui tem mais Saúde” que visa ampliar o atendimento de especialidades médicas e exames laboratoriais.

Para a realização de exame laboratorial, a Prefeitura já contratou por meio de licitação pública a empresa que prestará o serviço. “Temos uma fila de espera grande para exames de sangue, que deverá ser sanada até o final deste ano”, informou o secretário de Saúde, João de Deus.

A demanda por especialidades médicas também deverá diminuir em breve. A Prefeitura está credenciando por meio de Chamamento Público, clínicas médicas e profissionais para a prestação de serviços complementares nas seguintes áreas: Clinico Geral, Ginecologia, Psiquiatria, Ortopedia, Pediatria, Cardiopediatria, Cardiogeriatria, Cardiologia Adulto, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Pneumopediatria, Proctologia, Reumatologia, Urologia e sessões de Fonoaudiologia, Psicologia, Nutricionista, Fisioterapia e Medicina do Trabalho.

A medida, segundo o prefeito Josué Ramos, além de atender a demanda reprimida também irá ampliar de 12 para 30 o número de especialidades médicas no município. “Temos pouco mais de 30 médicos especialistas que estão sendo insuficientes para atender a nossa demanda. Diante deste quadro abrimos concurso público para aumentar a quantidade de profissionais, mas infelizmente o número de inscritos foi pequeno e tivemos que buscar outra alternativa, como terceirizar a especialidade médica. A partir de agora, aqui tem mais saúde, pois teremos consultas e exames para todos”, explica.

Para regulamentar a terceirização, o prefeito instituiu a Lei Municipal nº976 que cria a Tabela Complementar do Sistema Único Municipal e autoriza o credenciamento de profissionais ou pessoas jurídicas. De açodo com a Lei, serão atendidos somente moradores do município.

“O credenciamento já iniciou e nos próximos dias estaremos com este serviço em operação, porém o atendimento será apenas para moradores do município que deverão comprovar a residência. A Secretaria Municipal de Saúde irá fazer um cadastramento dos usuários do SUS Municipal nas Unidades Básicas de Saúde por meio do sistema de biometria”, enfatizou Josué.

Como vai funcionar

O munícipe que necessitar do atendimento médico será encaminhado por meio da Unidade Básica de Saúde do bairro onde mora ou pelo Pronto Atendimento, que fará o cadastramento do paciente no sistema novo e com registro biométrico da impressão digital. Em cada consulta será exigida a identificação biométrica, em que já constarão todos os dados do paciente, exames realizados, resultados, etc.

“O credenciamento através do serviço de biometria é uma inovação que facilitará muito o nosso trabalho, além de dar mais segurança ao sistema”, destacou o prefeito. As consultas serão pagas pela Prefeitura, conforme valor definido na Lei.

Last modified: 17 de novembro de 2020

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support