Prefeito Josué Ramos faz visita técnica na Estação de Tratamento de Água de Vargem Grande Paulista – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

15 de dezembro de 2017

A fim de verificar o andamento das obras da futura Estação de Tratamento de Água (ETA) Vargem Grande, um dos maiores reservatórios de todo o Estado de São Paulo, o prefeito Josué Ramos visitou o local no último dia 10, acompanhado de técnicos do Consórcio Construtor São Lourenço.

Prevista para entrar em operação no início de 2018, a ETA deverá produzir 75 milhões de litros de água que irão abastecer a região oeste da grande São Paulo. “Sabemos da importância desta obra para atender a demanda e solucionar o problema de falta de água não só em Vargem Grande Paulista, mas em toda região metropolitana do estado. Ela impressiona por sua capacidade de tratamento e reservatório de água”, comentou Josué.

A Estação terá processo de tratamento convencional para 4,7 metros cúbicos de água por segundo em média e até 6,4 metros cúbicos por segundo na condição de produção máxima diária. O volume é suficiente para atender dois milhões de moradores dos municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista, região onde mais cresce a população na metrópole.

Na área da ETA também estão sendo montados três reservatórios metálicos com 19 m de altura e 45 m de diâmetro. Serão os maiores reservatórios da Sabesp, com capacidade para armazenar 25 milhões de litros de água bruta cada um. No local também será construído um reservatório de concreto, que vai armazenar 20 milhões de litros de água tratada.

Segundo o prefeito, o reservatório de água do bairro Jardim Europa também será ampliado. “Esta obra também irá ampliar muito a nossa capacidade de abastecimento e atender a demanda de falta de água, tem bairros que ficam em regiões mais altas e sofrem com a falta de água”, informou Josué parabenizando o governador Geraldo Alckmin pela sua atuação em defesa e investimentos na área de saneamento básico.