Secretaria de Assistência Social inicia cursos de qualificação profissional e geração de renda – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

31 de janeiro de 2018

A Secretária de Assistência Social, Soeli Ramos, iniciou os cursos gratuitos de qualificação profissional e geração de renda. Para dar as boas vindas aos inscritos e apresentar os monitores, ela reuniu na noite do dia 26 de janeiro, mais de 900 alunos que também foram recepcionados pelo prefeito Josué Ramos, no Ginásio Municipal de Esportes.

“Reestruturamos a Secretaria e as unidades para oferecer os cursos em locais com mais infraestrutura e conforto, bem como reduzir custo com aluguel. Com esta medida, conseguimos aumentar as vagas, criamos novas salas e ampliamos outras, como a padaria artesanal e confeitaria. Nossos cursos têm como objetivo capacitar a população proporcionando a inserção no mercado de trabalho e temos muitos exemplos de ex-alunos que hoje sustentam a família graças aos cursos. Aproveitem e sucesso a todos”, disse Soeli ao receber os alunos.

Neste semestre serão oferecidos os cursos de: cabeleireiro, manicure, corte e costura avançado e básico, roteiro da costura, reforma de roupas, decoupage, crochê, pintura em tecido, pintura em tela, customização, panificação, confeitaria, doces finos, pizzaiolo e teatro.

“Além desses cursos rápidos, também estamos ampliando os nossos cursos profissionalizantes, como de logística (Etec) e do SENAI. Inauguramos neste mês o posto de atendimento do Sebrae que está junto com o Banco do Povo. Ao terminar os cursos o Sebrae poderá dar toda orientação para abertura de uma micro empresa, assim como o Banco do Povo que oferece várias linhas de financiamento. Temos que trabalhar em conjunto a formação profissional e administrativa para visando o sucesso no negócio. E a função da prefeitura é essa: ajudá-los a se preparar, se qualificar de forma profissional e ter sucesso”, destacou Josué.

Segundo o prefeito, várias parcerias estão sendo firmadas com as empresas que estão se instalando no município para que empreguem a mão de obra local. “Estamos fazendo parcerias com as empresas para que elas absorvam a mão-de-obra local e nós, como contrapartida, oferecemos a qualificação profissional”.

Ao final da aula inaugural, os alunos também tiveram a oportunidade de ouvir depoimento de ex-alunos que conseguiram entrar no mercado de trabalho ou se tornaram microempreendedores. É o caso do jovem Everton Silva, que após concluir o curso de panificação conseguiu o tão sonhado registro em carteira. “Foi bem legal a experiência de fazer o curso, me inscrevi na Frente de Trabalho pois estava desempregado e precisava ter uma renda mensal. No decorrer do programa surgiu a oportunidade de fazer os cursos. Graças ao curso consegui uma vaga de emprego, hoje sou trabalhador regido por CLT. Trabalho no ramo de panificação, mas também fiz o curso de cabeleireiro e tenho a oportunidade de oferecer um corte de cabelo para pessoas, crianças carentes. Isso agregou na minha vida.”

O curso de customização também abriu várias portas para a ex-aluna Elaine. “Comecei a fazer rosas costuradas, estava próximo ao dia das mães, aproveitei para levar em algumas escolas e comecei a vender. Tive muitas encomendas, foi bem lucrativo, minha renda aumentou bastante. Acabei postando no facebook e muita gente veio me procurar, inclusive empresas que chegaram a pedir uma grande quantidade que até não consegui entregar. Foi muito interessante.”