Novo tempo. Nova história

Secretaria de Saúde abre inscrições para Campanha de Castração de Cães e Gatos

1 de fevereiro de 2018

A Secretaria de Saúde de Vargem Grande Paulista, por meio do Departamento de Zoonoses, iniciará no mês de fevereiro a Campanha de Castração de Cães e Gatos, com prioridade para animais de rua resgatados por protetores e de famílias que comprovem ter baixa renda.
Os interessados deverão preencher um formulário de cadastro até o dia 28 de fevereiro e atender os requisitos exigidos. O objetivo da campanha é reduzir o número de animais soltos pelas ruas, bem como minimizar a ocorrência de doenças transmitidas dos animais para os homens.

As cirurgias serão feitas por uma clinica veterinária contratada pela Prefeitura por meio de processo licitatório, que irá castrar e microchipar os cães e gatos atendidos durante a campanha. Os animais de rua ficarão durante o pós operatório em lar temporário cedido pelos próprios protetores ou por voluntários. Após o período de recuperação, caso o animal não seja adotado, o mesmo será devolvido no mesmo local em que foi encontrado.

O Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos irá oferecer de forma gratuita as operações de esterilização (ovário-salpingo-histerectomia para fêmeas e orquiectomia para machos), além de anestesia injetável. Porém, caso haja necessidade de exames complementares ou anestesia inalatória, os custos devem ser arcados pelos tutores.
Antes de serem castrados, os animais passarão por uma triagem e avaliação, e somente os animais em boas condições irão para cirurgia, já que os doentes não podem ser operados.

Inscrições
Os Interessados devem retirar o formulário de “Cadastro para Campanha de Castração de Cães e Gatos 2018” na Secretaria Municipal de Saúde (Rua Joaquim Novaes 71- Jardim Bela Vista, das 9h às 16h) e trazer devidamente preenchido juntamente com os documentos exigidos a partir do dia 1º de fevereiro.

O prazo limite para as inscrições é até dia 28 de fevereiro e até atingir o numero de vagas. O cadastramento, no entanto, não é garantia de vaga. Pessoas idosas ou beneficiários de programas sociais do governo, que comprovem ser atendidos no Cadastro Único ou no Bolsa Família, terão prioridade.

A pessoa selecionada receberá uma ligação confirmando a data, horário e local da castração. Caso não compareça com seu animal no dia da cirurgia, voltará para o final da fila podendo perder a vaga.

Documentação exigida para o cadastro
Para realizar o cadastro e obrigatório levar os seguintes documentos (original e a cópia):
• RG e CPF (ou outro documento com os dois números, como a carteira de motorista)
• Comprovante de residência em nome próprio ou de algum parente (emitido no máximo 60 dias antes). Nesse caso, é preciso comprovar o parentesco
• Comprovação do Cadastro Único ou Bolsa Família, se for o caso
• Após o cadastro poderá ser realizada uma triagem socioeconômica por um assistente social. A campanha é voltada para pessoas de baixa renda.

Last modified: 1 de fevereiro de 2018

Comments are closed.