Governador Geraldo Alckmin e prefeito Josué Ramos inauguram Estação de Tratamento de Água em Vargem Grande Paulista – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

4 de abril de 2018

Nesta terça-feira (3), o Governador Geraldo Alckmin inaugurou ao lado do Prefeito Josué Ramos, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Vargem Grande Paulista. Considerado o quarto mais importante sistema em capacidade de distribuição de água da Grande São Paulo, a obra faz parte do Sistema Produtor São Lourenço e pretende abastecer 2 milhões de pessoas.

Com investimento total de R$ 2,2 bilhões, a obra foi executada no bairro Tijuco Preto pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), através  de uma Parceria Público-Privada (PPP) por meio das empreiteiras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez.

Segundo a Sabesp a capacidade do sistema é de produzir 6,4 mil litros de água por segundo, volume suficiente para atender os municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.

A captação do São Lourenço acontece na represa Cachoeira do França, em Ibiúna. Foram  instalados 83 km de adutoras (grandes tubulações), incluindo um túnel de 1.100 metros pela serra e uma passagem por baixo da Rodovia Raposo Tavares até a estação.

Para o Governador Geraldo Alckmin o São Lourenço vai aumentar a segurança hídrica para toda a Grande São Paulo e aumentará a oferta de água potável na região. “Água é vida, água tradada e esgoto é prioridade para o ser humano”, disse o Governador.

Segundo o prefeito Josué Ramos essa obra é de suma importância para toda região. “Sabemos da importância desta obra para atender a demanda e solucionar o problema de falta de água não só em Vargem Grande Paulista, mas em toda região metropolitana do estado. Ela impressiona por sua capacidade de tratamento e reservatório de água”, comentou Josué.

ETA-VGP

A ETA-VGP está construída na Estrada Mineração Ouro Branco, bairro Tijuco Preto, numa área de aproximadamente 400 mil m2. No local também foram montados três reservatórios metálicos com 19 m de altura e 45 m de diâmetro. São os maiores reservatórios da Sabesp, com capacidade para armazenar 25 milhões de litros de água bruta cada um.

Na área da ETA também foi construído um reservatório de concreto, com capacidade para armazenar 20 milhões de litros de água tratada.

Outro destaque é o projeto arquitetônico da estação de tratamento. Com formas arredondadas, que remetem ao movimento da água, os prédios permitem a entrada de luz natural e de ar, diminuindo o consumo de energia elétrica com iluminação e ventilação.