Projeto “Costurando o Futuro” capacita moradores do Parque do Agreste – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Projeto “Costurando o Futuro” capacita moradores do Parque do Agreste

31 de outubro de 2018

Mais do que ensinar, o projeto Costurando o Futuro vem capacitando moradores do Parque do Agreste, em Vargem Grande Paulista, a serem empreendedores e profissionais de costura. O principal objetivo do curso é promover o desenvolvimento pessoal e profissional das famílias por meio da produção de uniformes escolares.

Para isso, os 20 alunos que participam do projeto estão aprendendo corte e costura. As aulas são realizadas no Centro Integrado de Cursos (CIC) inaugurado em agosto deste ano no bairro, visando qualificar a mão de obra e gerar renda por meio de cursos para os moradores da região.

“Eles chegaram aqui sem saber nada, agora já costuram, aprenderam a cortar o tecido, fazer molde e usar as máquinas reta, overloc e galoneira”, disse a professora do curso, Zeti. Segundo ela, os alunos estão sendo preparados para trabalhar em qualquer tipo de máquina de costura, o que abre mais oportunidades de emprego e renda.

Além de se tornar um profissional de costura, os alunos têm a missão de confeccionar durante o curso com duração de 4 meses, 500 kits de uniformes escolar que serão distribuídos gratuitamente na creche do bairro. O kit é composto de 5 peças contendo: duas camisetas, uma bermuda, uma calça e um abrigo de inverno.

O projeto faz parte da Escola de Moda do Fundo Social de Solidariedade. “Assinamos convênio com o FUSSESP para ganharmos as máquinas de costura, os tecidos e linhas, e treinamento da nossa monitora, além do pagamento de uma bolsa-auxílio aos participantes. Queremos que eles saiam do curso sabendo costurar e com uma nova perspectiva de vida e futuro, que de fato sejam empreendedores e gerem renda para sua família”, explicou a presidente do Fundo Social Municipal e secretária de Assistência Social, Soeli Ramos.

Além do diploma comprovando as horas de curso, os aprendizes também recebem uma bolsa auxilio e vale transporte em incentivo ao termino do curso. “Eu estava desempregada e fiquei interessada no curso. No inicio, as aulas eram um tanto cansativas por termos que cortar e costurar papel, mas eu entendi a importância dessa fase do curso e hoje já sei trabalhar com três tipos de maquinas diferentes”, comentou a aluna Francisca de Souza, de 33 anos.

Para a aluna Karina da Silva, 27 anos, o curso lhe deu uma nova expectativa. “Eu já sabia costurar, porém estava desempregada e vim primeiramente pela bolsa, mas no curso eu aprimorei meu conhecimento e com o diploma vou me tornar uma profissional da área”.

Last modified: 17 de novembro de 2020

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support