Jovens discutem proteção integral e enfrentamento de violências durante conferência – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Jovens discutem proteção integral e enfrentamento de violências durante conferência

31 de outubro de 2018

A XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reuniu em Vargem Grande Paulista, mais de 300 jovens que discutiram este ano o tema principal: “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. O evento foi realizado no dia 25 de outubro, no Centro Mariapolis Ginetta, com a participação do prefeito Josué Ramos, do vice Reinaldo de Oliveira, da primeira dama Soeli Ramos e do presidente do CMDCA Uilson Domingues.

Durante todo o dia, alunos das escolas municipal e estadual e de entidades sociais debateram os 5 eixos temáticos da Conferência. Os jovens foram divididos em grupos a fim de definir as principais necessidades do município sobre:

Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;

Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;

Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;

Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;

Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes

“É muito importante este diálogo com a comunidade, com vocês jovens, porque nós gestores somos servidores e devemos ouvi-los para colocar em prática a vontade de todos, saber qual a demanda que precisam, afinal são vocês que estão nas escolas, nos bairros e com suas famílias”, disse o prefeito. Ele também destacou, que os jovens têm papel fundamental na elaboração de políticas públicas, assim como a família. “São vocês que irão nortear o que vai acontecer nos próximos anos na vida da nossa juventude, vocês têm esse papel”.

Já o vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo citou algumas das ações que foram pleiteadas na última Conferência e estão sendo desenvolvidas pelo governo municipal. “Aproveito para destacar que em 2015, na última conferência, algumas das propostas já estão sendo cumpridas pelo atual governo, como: cursos de jovens e adultos; cursos complementares como inglês e informática; teatro, música e balé; escolinhas de futebol; artes marciais; e vários campeonatos desenvolvidos”, afirmou Reinaldo.

Para falar sobre o tema da Conferência, foi convidado o bacharel em administração de empresas, cientista social e especialista em psicologia social e políticas públicas, Antonio Dantas. Entre as propostas apresentadas pelas crianças e adolescentes em cada eixo temático, destacam-se:

– maior divulgação sobre o que são os conselhos e sua importância;

– maior participação dos jovens nos conselhos municipais;

– criação de comissões que tenham acesso às informações para levar os interesses da população e fiscalizar os gastos públicos;

– criação de eventos a fim de captar recursos para o fundo municipal dos diretos da criança e adolescente;

– criação de um fórum de fiscalização e conselho sobre a destinação de verbas;

– maior inclusão social;

– ter profissionais da saúde nas escolas dando orientações;

– ações preventivas contra o bulling;

– projetos, palestras e debates sobre os tipos de violência;

– inclusão do tema violência na escola.

Ao final da Conferência foram eleitos os delegados e suplentes – crianças, adolescentes, das entidades, rede, conselho tutelar e CMDCA – que irão representar Vargem Grande Paulista na etapa estadual.

Last modified: 15 de março de 2023

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support