Vargem Grande Paulista recebe projeto BuZum! – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Vargem Grande Paulista recebe projeto BuZum!

17 de maio de 2019

Mais uma vez o projeto BuZum trouxe lazer e cultura a Vargem Grande Paulista. Na última quinta-feira (16), o município recebeu o ônibus-teatro itinerante que leva teatro de graça a crianças e adolescentes pelo Brasil. Este ano, o espetáculo “Caipira” foi apresentado para mais de 450 alunos da Escola Municipal Antonia Xavier de Lima, no bairro Tijuco Preto.

O projeto BuZum! é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, e apoio do Instituto CCR e patrocínio da CCR ViaOeste e CCR Rodoanel. Segundo os organizadores, a proposta é levar gratuitamente o encanto teatral em todo território nacional, de forma bem diferente do teatro fixo convencional, onde são as pessoas que vão até o teatro. No entanto, é a cia. que vai às pessoas e funciona dentro de um ônibus-teatro, com as extraordinárias peças criadas especialmente ao público infanto-juvenil, em escolas públicas, além do público espontâneo que surge em cada município.

Foram sete sessões de 20 minutos cada, de manhã e tarde, em que os jovens tiveram a oportunidade de interagir com os artistas e conhecer um pouco mais do povo e cultura do interior do Brasil, já que a peça teatral mescla tradições típicas tão presente em costumes e vivências de vários locais. Além disso, “Caipiras” é uma rica homenagem a figuras folclóricas, como o Saci-Pererê, o Curupira e o Lobisomem, com seres fantásticos que habitam o imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do país.

O público também pode levar o aprendizado da história para o dia a dia, com as cartilhas que são distribuídas ao final dos espetáculos, tanto aos alunos, quanto aos professores.

O projeto BuZUm! foi criado em 2010, a fim de levar o teatro de bonecos para as escolas, crianças e adolescentes que ainda não conheciam, ou tiveram dificuldades de acesso a esse mundo lúdico.