Educação discute melhorias para a base curricular do ensino municipal – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Educação discute melhorias para a base curricular do ensino municipal

10 de setembro de 2019

Com objetivo de melhorar a grade curricular de educação da cidade, a Prefeitura de Vargem Grande Paulista por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, promoveu na última sexta-feira (06/09) o “Dia D” – Construção do Currículo Municipal: Entrelaçando Saberes.

O evento discutiu questões relevantes para cada disciplina baseado no BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que define os direitos de aprendizagem para todo o Brasil. A partir das resoluções discutidas será criado um Currículo de Educação Municipal, com foco na rede escolar da cidade a fim de garantir um modelo de ensino que seja o mais real possível da realidade vivida na região.

A Escola Municipal Leontina Correa Guerin,no bairro São Judas, sediou o evento que contou com 480 participantes, entre: diretores, professores, orientadores pedagógicos, representantes de conselhos educacionais, de escolas estaduais e particulares, do departamento de cultura e turismo, merendeiras, nutricionistas, funcionários em geral e pais.

A Gestora Técnica de Educação, professora Maria Rosa, reforçou que o momento foi único e importante para a cidade. “Estamos vivendo um momento histórico, em que podemos opinar”, disse, completando que as equipes passaram meses estudando as áreas de cada tema para repassar aos professores da rede municipal de ensino no dia D.

De acordo com o documento produzido no evento o próximo passo é editar um livro base curricular municipal, que servirá como norteador para os professores da rede de ensino de Vargem Grande Paulista. A Diretora de Educação, Mirian Novaes, também ressaltou que o currículo é um avanço para a educação. “Estamos dando o pontapé inicial para uma educação melhor”, disse.

Já o Secretário de Educação, Danilo Ramos, reforçou a importância dos professores e lembrou que nos últimos dois anos houve um grande progresso na rede de ensino. “Ainda temos muito para avançar, mas desde já agradeço aos professores, pois esse crescimento não seria possível se não fossem eles .Só a educação evolui um país, um estado e um município”.

Representando o legislativo, o Vereador Djalma, também parabenizou o trabalho e empenho dos professores e falou sobre a importância da valorização dos profissionais da educação.

A cidade Vargem Grande Paulista conta com 23 Escolas Municipais, com uma média de 300 professores, além de atividades extracurriculares como as escolas de música, ballet, entre outras modalidades disponíveis.