Vargem Grande Paulista inicia vacinação contra Covid-19 – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Vargem Grande Paulista inicia vacinação contra Covid-19

20 de janeiro de 2021

A cidade de Vargem Grande Paulista recebeu na noite de ontem (19), as primeiras doses da vacina  Coronavac, enviadas pelo Governo do Estado, contra a Covid-19. As primeiras pessoas a serem imunizadas foram três profissionais da saúde, que atuam na linha de frente ao combate ao coronavírus.

Ana Lucia Pereira, que é Enfermeira há quase 20 anos no município e Gerente em Vigilância em Saúde, e os Técnicos de Enfermagem Manoel Messias Barbosa e Agumara Fukui foram os primeiros profissionais da saúde vacinados, no Centro de Combate ao Coronavírus, na presença do prefeito Josué Ramos, do vice-prefeito Capitão Evandro, do secretário municipal de Saúde Caio Dolfini e do presidente da Câmara vereador Ferrugem.

“Foi uma emoção muito grande e também o peso de uma responsabilidade, pois a partir desta aplicação da vacina vejo que é um incentivo para que todos tomem a vacina. Temos uma responsabilidade muito grande não apenas com a nossa vida, mas também com a dos outros e, a partir do momento que me vacino, eu protejo a mim e as outras pessoas, inclusive as pessoas que não podem neste momento receber a vacina, como os menores de 18 anos e gestantes. Estou confiante, feliz e esperançosa que vamos conseguir diminuir a mortalidade e voltar à vida normal”, comentou Ana ao agradecer o prefeito e secretário pela lembrança.

As primeiras vacinas foram registradas ao vivo, por meio de live nas redes sociais. “Este foi um momento muito esperado por todos e iniciamos a imunização em profissionais que estão diariamente no Centro de Combate, na linha de frente e se dedicando muito. No entanto é importante lembrar que esta vacina não é curativa, mas sim preventiva e devemos continuar com um comportamento consciente evitando aglomerações, usando máscaras e respeitando os protocolos sanitários”, enfatizou o prefeito.

Fases da Vacina

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nesta primeira etapa da vacinação serão imunizados inicialmente os profissionais da saúde que atuam na linha de frente ao combate à Covid-19.

Novas doses serão enviadas gradativamente pelo Governo do Estado e os grupos prioritários desta etapa serão definidos pelo Programa Nacional de Imunização, estabelecido pelo Ministério da Saúde, que são: profissionais da saúde, indígenas, quilombolas e idosos.

Em breve mais detalhes do calendário de vacinação serão divulgados. Vargem Grande Paulista está preparada e trabalhando para que toda população seja imunizada o mais rápido possível.

Last modified: 20 de janeiro de 2021