Vargem Grande Paulista apresenta novo Plano Municipal de Redução de Riscos – PMRR – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

1 de março de 2021

A Prefeitura de Vargem Grande Paulista apresentou em audiência pública realizada no dia 25 de fevereiro, no plenário da Câmara, o novo Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). O projeto conta com nove volumes, que estarão disponíveis para consulta pública na Secretaria de Planejamento Urbano e análise dos técnicos da administração para ações preventivas.

“Uma das minhas preocupações como gestor municipal desde o início do primeiro mandato foi em verificar e levantar todas as áreas de risco em Vargem Grande Paulista, bem como aquelas em potencial sinistro. Para isso foi feito um minucioso estudo em todos os bairros, onde se verificou as condições do escoamento das águas pluviais, locais de possíveis enchentes e deslizamentos”, explicou o prefeito Josué Ramos ao abrir a Audiência Pública.

O PMRR foi elaborado pela empresa KF2 Engenharia, que percorreu todos os bairros da cidade e mapeou 50 áreas com possíveis problemas. “Este estudo vai possibilitar à Prefeitura saber de antemão todos os problemas de infraestrutura da cidade, a complexidade de cada um dele e o grau de risco com hierarquização de importância”, destacou o engenheiro civil responsável pelo estudo, Fausto.

Segundo ele, o PMRR também mapeou o plano de macrodrenagem da cidade que identificou 25 áreas de escorregamentos com inundações e/ou alagamentos. “Elaboramos mapas detalhados de onde estão localizadas essas áreas, medidas corretivas e quanto custará para fazer a obra, o que facilitará para buscar recursos e convênios. Com isso, a administração poderá gerenciar todas essas questões a curto, médio e longo prazo, dando respostas aos munícipes e o que podem esperar do município”, informou o engenheiro.

Em virtude da pandemia, a Audiência Pública foi transmitida on-line pela TV Câmara. Em seguida, técnicos da Prefeitura que atuam no enfrentamento dos problemas de riscos foram capacitados pela empresa KF2 Engenharia.

Last modified: 1 de março de 2021