Prefeitura esclarece, conforme nota emitida pela Polícia Militar, “fake news” sobre sequestros relâmpagos em Vargem Grande Paulista – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

15 de abril de 2021

Nesta semana, circulou pelas redes socais e grupos de whatsapp um comunicado, “fake news”, supostamente feito por uma prestadora de serviço na área de segurança a uma empresa de logística com sede em Vargem Grande Paulista, relatando a seus colaboradores sobre quadrilhas que estariam praticando sequestros relâmpagos e fazendo transferências bancárias via PIX, no município e região. Assim que teve conhecimento do fato, o vice-prefeito da cidade Capitão Evandro, fez contato com o Comandante do 33o Batalhão, Tenente Coronel Marcos Roque, a fim de verificar a veracidade dessa informação.

“Trata-se de um comunicado interno da segurança patrimonial que presta serviço a uma empresa da cidade, relatando a ocorrência de crimes como sequestro relâmpago e orientando os colaboradores em como proceder em situações como esta. No entanto, este informe tem gerado boatos e informações falsas desqualificado o trabalho dos órgãos de segurança pública”, destacou o vice-prefeito que fez carreira na Polícia Militar.

Segundo ele, a Seção de Comunicação Social do 33° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano afirmou que “não há registro de ocorrências com tais características na citada região, tão pouco seria crível que um Sargento da Polícia Militar espalhasse tais boatos, bem como a instituição não se utilizaria desse meio para se comunicar com a população”.

Uma nota oficial à imprensa também foi emitida pelo Comandante do 33º BPM/M, visando esclarecer e cessar os boatos que circulam pelas redes sociais, bem como acalmar os munícipes. “É muito importante sempre buscar informações nos canais oficiais, pois muitas notícias fakes circulam diariamente pela internet. As pessoas precisam checar antes de repassar qualquer notícia, informação ou qualquer outro fato”, orienta Evandro.

Confira na íntegra a Nota emitida pela Polícia Militar :

Nota de Imprensa – Demanda Sequestro relaampago em VGP

Nota da Empresa de Segurança Patrimonial – FAKE NEWS