Alunos da rede municipal fazem teste de acuidade visual – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Alunos da rede municipal fazem teste de acuidade visual

21 de setembro de 2017

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Vargem Grande Paulista está realizando teste de acuidade visual em todos os alunos da rede municipal de ensino – etapa 2 ao 5º ano. O objetivo é fazer a identificação de possíveis dificuldades visuais visando um melhor aprendizado nas escolas. Os alunos que tiverem o diagnóstico confirmado receberão óculos gratuitamente.

Para fazer a triagem de acuidade visual, os professores da rede municipal foram capacitados para aplicar o teste (Escala de Snellen) nos alunos, que identificou algum sintoma suspeito em 1500 crianças. Nesta segunda-feira (04/09), esses alunos foram encaminhados a uma equipe de profissionais do Instituto Ação Positiva para a realização de exames médicos mais detalhados.

Segundo o secretário de Educação, Reinaldo de Oliveira, esta é uma ação conjunta entre o Governo do Estado, Assembléia Legislativa e o Governo Municipal. “Este projeto de grande importante e beneficiará muitas crianças da rede municipal. O projeto envolve a avaliação, consulta e doação de óculos com armação e lentes corretivas para os alunos que apresentarem alguma deficiência visual”, explicou.

Os testes de acuidade visual foram acompanhados de perto pelo prefeito Josué Ramos, o secretário de Educação Reinaldo, o secretário de Saúde João de Deus, o deputado João Caramez e o vereador Lucimar. “Agradeço ao deputado estadual João Caramez por atender e viabilizar este pedido. Desde o início da gestão estamos realizando um trabalho conjunto entre as secretarias de Educação e Saúde, tanto na prevenção quanto no tratamento, e uma das nossas preocupações era justamente com as crianças que tem apresentado dificuldades de aprendizado, muitas vezes ocasionadas pela falta de visão. Com este trabalho preventivo de avaliação e correção visual iremos fazer a inclusão social dos alunos e melhorar o aprendizado em sala de aula”, destacou o prefeito ao visitar o CIMEPI (Centro Municipal de Educação Pública Inclusiva).

Mais de 500 óculos deverão ser doados ao município por meio desta parceria. “Esta é uma ação conjunta e nessa parceria só tem um vencedor: a população”, concluiu o deputado.