Alunos da rede municipal fazem teste de acuidade visual – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Alunos da rede municipal fazem teste de acuidade visual

21 de setembro de 2017

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Vargem Grande Paulista está realizando teste de acuidade visual em todos os alunos da rede municipal de ensino – etapa 2 ao 5º ano. O objetivo é fazer a identificação de possíveis dificuldades visuais visando um melhor aprendizado nas escolas. Os alunos que tiverem o diagnóstico confirmado receberão óculos gratuitamente.

Para fazer a triagem de acuidade visual, os professores da rede municipal foram capacitados para aplicar o teste (Escala de Snellen) nos alunos, que identificou algum sintoma suspeito em 1500 crianças. Nesta segunda-feira (04/09), esses alunos foram encaminhados a uma equipe de profissionais do Instituto Ação Positiva para a realização de exames médicos mais detalhados.

Segundo o secretário de Educação, Reinaldo de Oliveira, esta é uma ação conjunta entre o Governo do Estado, Assembléia Legislativa e o Governo Municipal. “Este projeto de grande importante e beneficiará muitas crianças da rede municipal. O projeto envolve a avaliação, consulta e doação de óculos com armação e lentes corretivas para os alunos que apresentarem alguma deficiência visual”, explicou.

Os testes de acuidade visual foram acompanhados de perto pelo prefeito Josué Ramos, o secretário de Educação Reinaldo, o secretário de Saúde João de Deus, o deputado João Caramez e o vereador Lucimar. “Agradeço ao deputado estadual João Caramez por atender e viabilizar este pedido. Desde o início da gestão estamos realizando um trabalho conjunto entre as secretarias de Educação e Saúde, tanto na prevenção quanto no tratamento, e uma das nossas preocupações era justamente com as crianças que tem apresentado dificuldades de aprendizado, muitas vezes ocasionadas pela falta de visão. Com este trabalho preventivo de avaliação e correção visual iremos fazer a inclusão social dos alunos e melhorar o aprendizado em sala de aula”, destacou o prefeito ao visitar o CIMEPI (Centro Municipal de Educação Pública Inclusiva).

Mais de 500 óculos deverão ser doados ao município por meio desta parceria. “Esta é uma ação conjunta e nessa parceria só tem um vencedor: a população”, concluiu o deputado.

Last modified: 17 de novembro de 2020

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support